Publique com profissionalismo


Todo autor iniciante que procura uma editora para publicar seu livro sempre tem a seguinte preocupação: “será que meu livro vai passar por uma revisão séria?”.


Essa questão preocupante para a maioria dos autores que procuram em uma editora uma espécie de “casa”, onde será trabalhado o seu talento e, consequentemente, será feito um investimento em sua obra, deve-se ao fato de que, por melhor que seja o escritor, sempre haverá um erro de ortografia, concordância ou gramática. Não que o autor não saiba o que está fazendo, mas erros de digitação costumam ser frequentes para quem trabalha com novas tecnologias.


Acrescente a isso a empolgação do autor ao trabalhar em seu livro, o que pode gerar erros na forma rápida com que se digita um texto, e, muitas vezes, o autor ou não revisa o livro ou não pesquisa sobre a veracidade e significados de determinados textos que usa na obra.


Mas há de se considerar que a nossa língua é muito difícil, por ser rica em conteúdo e significados. Muitos estudiosos de Letras admitem que é extremamente difícil entender a língua portuguesa.


É aconselhável que o autor nacional realize uma revisão de seu livro, e contratar um profissional que faça esse serviço é o melhor caminho. Porém, como os revisores cobram muito caro, muitas editoras resolvem pegar um atalho e cometem o grande ERRO de publicar um livro confiando que o original recebido encontra-se impecável, já que se trata de um bom autor, que escreve muito bem. O resultado disso é um livro que sai da gráfica com erros de língua portuguesa que poderiam ser evitados, por menor que sejam esses erros. Um acento que faltou, uma digitação incorreta, ou até mesmo erros mais graves como repetição de contextos desnecessários e ortografia e gramática com erros grotescos. Detalhes que fazem muitos leitores terem a vontade de jogar o livro no lixo a ter de continuar a leitura.


Lembremos também que a revisão nem sempre é o suficiente. Muitos escritos precisam de um trabalho de copidesque, para analisar pontos críticos como, por exemplo, ideias que não fazem sentido ou narrações com falta de elementos e significados para todo o conjunto da obra.


A Editora Círculo Soturnos faz todo esse trabalho de revisão e copidesque porque se preocupa com a qualidade literária de seus livros. Não é raro recebermos originais que precisam passar por esse processo. E nossa decisão em investir na melhoria dessas obras deve-se ao fato de que, muitas vezes, a ideia é excelente, e o autor pode estragar tudo quando resolve ignorar a revisão, seja publicando de forma independente ou através de outro meio que não revise seu livro. Logicamente, não aprovamos originais que possuam erros demais – é inadmissível um escritor que comete um excesso de erros ortográficos e gramaticais, negar-se a aprender com seus erros. O que os leitores pensariam ao ver, por exemplo, textos seus publicados em tempo real em suas redes sociais, seja respondendo aos seus leitores ou publicando suas ideias para compartilhar com o público, apresentando diversos erros de escrita?


A revisão e copidesque já estão inclusos no processo de publicação da editora, que tem profissionais que trabalham nessa área. Além disso, a Círculo Soturnos também trabalha na diagramação, capa e marketing da obra.


Nosso marketing é diferenciado. Com a Soturna Sintonia – webradio que possui uma média de cinco mil ouvintes diários, conseguimos promover comerciais, campanhas e até eventos, visando trazer mais visibilidade à publicação de forma contínua, ou seja, saindo do modo tradicional que apenas divulga o livro durante o período de lançamento.


Com uma loja virtual e direitos autorais atualizados todo mês, o autor da Círculo Soturnos conta com 10% de direito autoral sobre o valor de capa e 50% de desconto para exemplares extras – que são os exemplares que o escritor pode adquirir após receber cinco cópias de direito autoral.


O autor que se preocupa com a revisão de seu livro está dando o primeiro passo para uma publicação séria e de qualidade, garantindo credibilidade com seu trabalho. E o retorno adquirido é a confiança do leitor, que receberá uma obra feita com o profissionalismo da Editora Círculo Soturnos.





A Soturna Sintonia estará cobrindo os lançamentos e exposições da Editora Círculo Soturnos na Bienal do Livro de São Paulo. Levando Literatura Maldita Nacional para o maior evento literário da América Latina.

Todas as informações na página: soturnos.com/bienalsp


Sugestão para os que leram este artigo: “O Mestre dos Gênios” – Assistam a esse filme que tem sido minha inspiração como editor, trabalhando de forma próxima ao autor e investindo em sua obra. Disponível na Netflix.



4 visualizações
Circulo Soturnos Logo Coruja.png

SIGA-ME

  • Facebook
  • Instagram

© Sr. Arcano - SITE OFICIAL DO AUTOR - Todos os direitos reservados.