Buscar

Solstício, de Contos de Pandora

Livro de contos de terror e dicas sobre o universo da bruxaria e festividades pagãs.

Um livreto excepcional, cujo teor nos remete à magia. Impregnado de encantos e personagens bruxas, Solstício é mais um recebido que veio como um grande presente das deusas Giovanna Rubbo e Malu Paixão. Sempre criando kits para cada livreto lançado, as atrizes do projeto Contos de Pandora dessa vez incluíram uma pequena caderneta/agenda, marcadores personalizados e dois pôsteres sensacionais, que, com muito capricho, tornam ainda mais linda essa obra com temas femininos e cheios de bruxaria.


Elas seguem o ritual de publicar seus próprios contos entre textos de autores consagrados, e nesse quarto volume encontramos trechos escritos por Inglês de Souza, Wera Krijanowskaia e Virginia Woolf. E continua em algumas páginas a proposta de se incluir QR Codes que levam para os vídeos que as atrizes apresentam no canal Contos de Pandora no Youtube, com interpretações fantásticas dos textos publicados. A última folha em branco poderia trazer algo mais, ser melhor aproveitada, afinal, de Contos de Pandora sempre queremos mais! Mas essa edição tem um acabamento melhor que os volumes anteriores; é mais colorida, e possui mais páginas.


Gostei muito das curiosidades relacionadas ao tema proposto, como descrições de tradições do Halloween, o poder das velas segundo Gerina Dunwich, e truques usados por bruxas (apenas sugestivos, nada muito descritivo). E é claro que eu não poderia deixar de mencionar as imagens! Malu e Giovanna criaram uma identidade própria com suas ilustrações ao longo de todos os livretos já publicados, e, claro, tudo muito lindo!


O conto que eu mais gostei da Giovanna foi “Meu Apocalipse”. Uma crônica com sabor poético, cheio de maldade. Uma doce maldade. Adoro esse jeito de narrar da Giovanna, sempre venenosa! Um trecho que destaco nesse conto:

Meia-noite e os corvos sabem crocitar, as corujas piam e as mulheres são livres. Tudo é um império da natureza e o inferno também é lindo porque é natural.”.

Minha impressão é que Solstício é um livro que exalta o poder feminino, e também a tradição Wicca.


E da Malu, o conto que mais gostei foi “Rute e Miriã”. É uma narração que nos prende a atenção por sua profundidade. Malu Paixão tem essa característica nos seus textos: ela conta uma história vista por um ângulo impressionista. E neste conto ela faz exatamente isso, deixa de lado a descrição de todos os pormenores, e se concentra em analisar subjetivamente uma maldição entre duas moças de forma que todos os detalhes são fáceis de entender para o leitor, e até criamos nossas próprias conclusões, mas sem nunca fugir do roteiro.


Na última página elas deixam todas as suas inspirações e influências para essa obra, onde encontramos menções de livros, poemas, sites, e, claro, uma peça de teatro (afinal, elas são atrizes!), a chamada As Bruxas de Salem, de Arthur Miller.


Eu recomendo muito este livro, assim como todos os anteriores feitos por elas. São atrizes talentosas, ótimas na escrita, e apresentam um trabalho original, lindo e fantástico no gênero terror. Contos de Pandora, sem dúvida, ganhou meu coração com mais esta publicação.


E se vocês ficaram curiosos e querem adquirir os kits de Contos de Pandora, acessem o site: contosdepandora.com – Lá vocês encontram, além de todos os kits à venda, fotos, vídeos e maiores detalhes sobre o projeto.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Circulo Soturnos Logo Coruja.png

SIGA-ME

  • Facebook
  • Instagram

© Sr. Arcano - SITE OFICIAL - Todos os direitos reservados.