SOTURNOS: de publicação independente à editora.

Nesta Sexta-feira 13 apresento a vocês a história desse livro: Antologia Soturnos – Volume 1. Saibam por que essa obra é tão importante para a editora Círculo Soturnos, e um dos produtos indispensáveis para os amantes da poesia gótica.

O ano é 2016. Eu dei um fim no Sombrias Escrituras – que era um projeto composto por fanzines, site, blog e antologias –, um trabalho que teve início em 1999 e perdurou até 2011, dando-me experiência como organizador de antologias e fazendo com que eu aprendesse muito sobre edições literárias e seus processos burocráticos. Contudo, até então todos os meus livros eram publicados de forma independente – influência de minhas preferências por publicações alternativas, do tipo “faça você mesmo”. E de 2011 até 2015 permaneci longe de todo esse trabalho, para voltar com um formato diferente, onde eu pudesse aplicar meus conhecimentos obtidos com os estudos acadêmicos de Marketing Tecnológico e Editoração de Livros.


Antologias Sombrias Escrituras



No início de 2016 eu administrava um grupo no Whatsapp chamado “Sarau dos Malditos”, com poetas conhecidos e outros convidados. Nesse grupo compartilhávamos áudios com poemas recitados – todos de autoria dos membros do grupo. Até que em Agosto de 2016 lançamos uma antologia com nossos poemas. O livro, com pouco mais de noventa páginas e chamado “Soturnos”, foi publicado pela plataforma Clube de Autores, e teve seus exemplares patrocinados por todos os autores do grupo. Pouco tempo depois fundei a Editora Círculo Soturnos – nome que veio de uma conversa entre os autores, quando a escritora Rumanesk mencionou que somos um círculo, devido ao comprometimento de todos em reunirem-se para a publicação do segundo volume da antologia, já no ano seguinte, e dessa vez não mais de forma independente.


O grupo cresceu, novos autores surgiram, e a Círculo Soturnos se destacava em 2017 com dois volumes da Antologia Soturnos. No ano seguinte surgiu o terceiro volume e o primeiro livro solo da editora: “A Valsa das Almas”, de Rumanesk.


Não temos mais o grupo no Whatsapp. Perdemos um autor, que curiosamente deixou seus poemas como “carta de despedida” para o segundo volume da antologia – Arys Gaiovani –, falecido pouco antes do lançamento. Outros autores desapareceram, como Aquino de Souza; e alguns se isolaram, como Andreia Santos. Da formação original só restaram karin poetiza, Renan Caíque, Anjo da Esbórnia, Jonnata Henrique, e eu mesmo. E mais tarde surgiram ótimos poetas na antologia Soturnos, que estão conosco até hoje, como Júlia Trevas, Rumanesk, Lana Insana, e Luísa Novaes.


Renan Caíque, Andreia Santos e Anjo da Esbórnia.


Uma particularidade desse primeiro volume da antologia Soturnos é a sua matéria sobre Literatura Maldita. As origens desse gênero e suas influências são descritas nesse primeiro volume da obra, dando um caráter didático ao livro.


É uma antologia curta, mas tem poemas que deixaram sua marca na história da editora Círculo Soturnos, como Necrófila Tocata, de karin poetiza; Dualidade, de Renan Caíque; Vampirismo, de Anjo da Esbórnia; Ele, de Jonnata Henrique; e Depois da noite amaldiçoada, de Arys Gaiovani.


A capa azul, com um grande crânio em destaque, deu à obra uma identificação imediata, chamando a atenção nos locais em que esteve em exposição. Um desses locais foi o evento Sarau dos Malditos, que teve uma única edição, e ocorreu em São Paulo, com presença de Luísa Novaes.



O livro sofreu uma reedição, com melhoramentos na diagramação, e é um dos principais produtos da editora, com um marcador metalizado e outro magnético. Desde seu lançamento, em 2016, essa publicação chama a atenção do leitor para seus aspectos sombrios na poesia, com temas considerados macabros. Há traços de romantismo, decadência e fantasia. Para o leitor que admira um gênero poético com sombras e mistérios, é um livro que merece um lugar na estante, entre outros de terror e suspense. Aqueles que o possuem, têm em mãos um objeto de grande valor para a literatura maldita nacional contemporânea.



3 visualizações
Circulo Soturnos Logo Coruja.png

SIGA-ME

  • Facebook
  • Instagram

© Sr. Arcano - SITE OFICIAL DO AUTOR - Todos os direitos reservados.